No dia 04 de setembro de 2009, o Teatro Odylo Costa, filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abriu as portas para receber o 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho de Estudantes Secundaristas. No seminário, que aconteceu até o dia 6, os estudantes tiveram a oportunidade de debater sobre o futuro do Ensino Médio. Cerca de 700 jovens representantes de 15 países participaram do evento, que incluiu ainda atividades culturais e de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, com apresentações musicais, coleta seletiva de lixo e aproveitamento da água.
Promovido pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), em parceria com o governo estadual, o encontro aconteceu simultaneamente com o 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). O evento debateu a reforma da grade curricular através da atualização dos métodos de ensino e aprendizagem.
O jovem Rafael Soares, (18 anos) foi representando o fórum de Juventude, segundo ele o evento foi uma fonte de apredizagem e agora ele se sente motivado a reorganizar o movimento estudantil em sua cidade isso com o apoio total do fórum e dos estudantes em geral.