terça-feira, 31 de março de 2009

Fórum de Juventude Promove palestra sobre os 45 anos da ditadura






O fórum de juventude de Sapé promoverá nesta quarta feira 01 de abril a partir das 09:00 horas da manhã uma palestra sobre os 45 anos da ditadura militar que cuminou com o golpe de 64.
Nesta palestra faremos um resgate de toda a história, através de um video e dos movimentos estudantis, será promovido um debate entre os participantes sobre o assunto com o objetivo de retirar deste encontro encaminhamentos concretos sobre todos os fatos que estão por traz de tudo isso.
Este momento será facilitado por Rafael bolsista da casa de juventude e Eduardo Justino membro da coordenação do fórum e presidente da assossiação cultural fogueira nordestina, como repasse da formação sobre movimentos estudantis realizado em João Pessoa nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2009.

31 de Março de 2009 45 anos de Ditadura








A Ditadura Militar foi o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil, entre os anos de 1964 e 1985. Essa época caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão àqueles que eram opostos ao regime militar. Desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961, o Brasil vivia uma crise política. O vice de Jânio, João Goulart, assumiu a presidência num clima político tenso. Seu governo foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço no cenário político brasileiro, preocupando as classes conservadoras, como empresários, banqueiros, a Igreja Católica, militares e a classe média. Em plena Guerra Fria, os EUA temiam que o Brasil se voltasse para o lado comunista. Os partidos que se opunham a Jango (João Goulart), como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e de ser o responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época. No dia 13 de março de 1964, João Goulart realizou um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defendeu as Reformas de Base e prometeu mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.
Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizaram um protesto que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. A crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saíram às ruas. Evitando uma guerra civil, Jango deixou o país, refugiando-se no Uruguai. Os militares finalmente tomaram o poder. Logo após a tomada de poder pelos militares, foi estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de alterar a constituição, cassar mandatos legislativos, suspender direitos políticos por 10 anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, o regime democrático e a probidade da administração pública, além de determinar eleições indiretas para a presidência da República. Durante o regime militar, houve um fortalecimento do poder central, especialmente do poder Executivo, caracterizando um regime de exceção, pois o Executivo se atribuiu a função de legislar, em detrimento dos outros poderes estabelecidos pela Constituição de 1946. O Alto Comando das Forças Armadas passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional. A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram extintas ou sofreram intervenções do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram submetidos à censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes modificações na economia do Brasil: de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e de endividamento externo.



30 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE



O Dia Mundial da Juventude foi criado pelo Papa João Paulo II em 1985. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para hospedar o grande evento do qual participam jovens do mundo inteiro. Nos anos intermédios, o Dia Mundial da Juventude realiza-se em âmbito diocesano, celebrado sempre no Domingo de Ramos. Para cada Dia Mundial, o papa sugere um tema. Durante os dias que precedem o evento, realizam-se iniciativas como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. STACCOO Dia Mundial da Juventude foi celebrado pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1985, em Roma. Em 1987, os jovens foram convocados a Buenos Aires, onde mais de 1 milhão de participantes escutaram as seguintes palavras do Papa: “Repito diante de vocês o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vocês são a esperança do Papa, a esperança da Igreja.” (...) Em Julho de 2008, em Sydney na Austrália, recebeu a XXIII Jornada Mundial da Juventude sob o tema: “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (At 1, 8). Em 20 de julho, na missa de encerramento, o Papa convocou os jovens do mundo todo para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de 2011 em Madri na Espanha. (SP)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Jovens inauguram Casa da Juventude no município de Pilões

O Fórum de Juventude de Pilões e o Atores – Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária, realizam no próximo sábado, dia 28, a inauguração oficial, na cidade de Pilões, da segunda Casa da Juventude na Paraíba. O evento tem programação a partir das 16h e inclui a apresentação de grupos locais de arte e cultura. O Fórum de Juventude de Pilões é o responsável pela gestão da Casa da Juventude e pela organização das atividades que serão promovidas. O endereço da Casa que é, naturalmente, o local do evento deste dia 28, à Rua Noberto Baracuhy, Nº 154, no centro da cidade. Além de um local para os jovens se reunirem e discutirem os desafios apontados para as juventudes, a casa conta com espaço para acesso à internet, para formação de uma biblioteca e uma sala com TV e DVD. Nela, deverão ser realizados diversas atividades pelos e para os jovens“A Casa de Juventude é uma forma e, ao mesmo tempo, uma metodologia pensada no âmbito do projeto Atores para viabilizar o exercício do protagonismo juvenil” declarou Paulo Marcelo de Lima, um dos coordenadores do ATORES. Segundo Paulo o principal objetivo da Casa é favorecer as ações pensadas, planejadas e articuladas pelos próprios jovens nos municípios.O Fórum de Juventude de Pilões é uma articulação dos grupos de jovens do município que nasceu a partir da 1ª Conferencia Municipal da Juventude realizada pelos jovens, no município, com apoio do ATORES, que apoiou também uma Conferência Livre da Juventude realizada por esses mesmo jovens.“A Casa de Juventude é um instrumento e um processo pedagógico pensado pelo Atores com o objetivo de apoiar e facilitar a organização de grupos de jovens e as ações pensadas por eles. Essa é a segunda Casa a ser implantada. A primeira foi no município de Sapé e os jovens estão muitos estimulados e trabalhando muito para que essa proposta seja um sucesso no município e ajude no crescimento individual dos jovens do lugar e também na organização de seus grupos” afirmou Isaac Cirilo de Souza, do Grupo de Jovens Plantando para Colher que integra o Fórum de Juventude e também o Atores.
O Atores
Uma articulação formada por cinco instituições que se uniram para trabalhar com as juventudes deu origem ao Atores, que tem como foco o desenvolvimento local, em sete municípios paraibanos. Desde 2004 essas instituições vêm compartilhando uma experiência de gerenciamento conjunto de uma série de ações envolvendo sete grupos de jovens, em sete municípios. “Hoje, Atores não é apenas uma articulação de cinco instituições organizadas para lidar com o desenvolvimento local, mas um conjunto formado por instituições da sociedade civil, grupos de jovens e suas famílias, aliados a outros parceiros, atuando em busca de fortalecer o sonho de provocar a juventude a protagonizar mudanças significativas no seu futuro, de suas comunidades e no mundo em que vivemos” informou Luciel Araújo de Oliveira, outro integrante da coordenação do Atores. “Trabalhamos com e para os jovens na perspectiva do exercício do seu protagonismo, em todos os âmbitos, buscando melhorar sua condição de vida atual e suas oportunidades futuras” complementou. Para o alcance de seus objetivos, o Atores desenvolve alguns processos e instrumentos pedagógicos com formação, mobilização e fortalecimento das organizações locais, a exemplo do Programa de Formação, das Casas de Juventude, do Centro de Comunicação e Artes e da Incubadora de Projetos Produtivos Solidários. Atualmente o Atores é composto pelas organizações que fazem a coordenação -- Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS/CUT), Instituto Cidades/ Projeto Beira da Linha, Serviço de Educação Popular (Sedup) e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário (Sintricom) -- e pelos grupos de jovens em sete municípios: Candeias, no Alto do Mateus, em João Pessoa; Jovens Unidos em Cristo, no assentamento Padre Gino, em Sapé; Juventude Unidos Venceremos, na Comunidade Casa Branca, em Bayeux; Movimento de Adolescentes e Crianças, no bairro Nordeste I, em Guarabira; Plantando Para Colher, no assentamento Redenção, em Pilões; Sonhadores da Comunidade no Desenvolvimento da Economia Solidária, em Belém; e Unidos Por Um Só Objetivo, no assentamento Santa Lúcia, em Araçagi. FOTO EM ANEXO -Issac Cirilo de Souza - Jovem do Grupo Plantando Para Colher do assentamento Redenção em Pilões/PB. O grupo faz parte do ATORES e do Fórum de Juventude de Pilões.Para saber mais:
http://www.projetoatores.blogspot.com/atorespb@hotmail.com tels.: 3221-5930 (sede do Atores) e 8860-3452 (Luciel)

Fórum de Juventude Causa Polêmica


Cerca de 1,2 mil jovens da cidade de Sapé ocuparam às ruas da cidade para festejar a implantação do Conselho Municipal da Juventude. Quem organizou a caminhada foi o Fórum Municipal de Juventude, que contou com a colaboração da APES, Prefeitura e do ATORES. A caminhada se estendeu por aproximadamente cinco quilômetros, percorrendo as principais ruas da cidade, chamando a atenção da população para os direitos da juventude. Na parada em frente ao colégio EEMOAP houve um protesto dos jovens, pois, de todas as escolas, somente nesta a diretora se impôs contra o movimento protagonizado pelos jovens. Foi preciso a presença do Ministério Público para que a direção concordasse com a liberação dos estudantes. De acordo com Rafael, "a caminhada também está servindo para comemorar um ano de implantação da Casa da Juventude na cidade".
Maiores detalhes em breve... inclusive fotos da passeata da juventude.

domingo, 22 de março de 2009

Caminhada da Alegria

Centenas de crianças e adolescentes participaram na tarde deste sábado, 21 de março, da “Caminhada da Alegria”, promovida pelo Núcleo de Artes e Desenvolvimento Cultural-OFICINA DAS ARTES. Tudo aconteceu conforme programado. As 14 horas, monitoras da Cidade Cristã já estavam na praça de alimentação do Mel Shopping, local escolhido para a caracterização dos participantes da Caminhada, que, alem da pintura do rosto recebiam um nariz de palhaço porque a Caminhada foi justamente pelo Dia Nacional do Circo e também pelo Dia Internacional do Teatro, que é o 27 de março. A data foi antecipada para que as crianças pudessem sentir a magia do Circo que estava encerrando temporada em Sapé. As 16 horas foram distribuídos centenas de saquinhos de pipoca e em seguida a Policia Militar organizou a saída das crianças pelas ruas da cidade, em direção ao Empyre Circus, que realizou o espetáculo com exclusividade. Outro detalhe é que todos participantes da Caminhada estão inseridos em projetos e programas sociais da Prefeitura e de ONGs. Toda a Diretoria da Oficina das Artes estava presente e contou com apoio de monitores e monitoras do AABB/PETI, Cidade Cristã, Alicas, Forum de Juventude de sapé, Centro Esportivo José Candido, Gabinete do Vice Prefeito, Vereador Zé Birato, Lenilda Leôncio, Policia Militar, Deputado Efraim Filho e Prefeitura Municipal de Sapé.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Parcerias importantes conquistadas pela juventude





No ultimo dia 09 de março de 2009, a juventude sapeense organizada conquistou mais uma parceria de suma importância, em reunião entre o prefeito constitucional do municipio de Sapé, João Clemente Neto ( João da Utilar) e o Fórum de Juventude de Sapé, mais uma importante parceria foi firmada. Após longo debate com o Fórum de Juventude, onde na ocasião o prefeito explicara ao Fórum a real situação em que sua gestão recebeu o município, com muitas dificuldades financeiras e débitos com alguns orgãos federais o município encontrava-se impossibilitado de receber recursos federais, para investimentos em diversos setores, porém a nova administração havia tomada algumas medidas para reverter esta situação.
Dando continuidade a reunião foi apresentado ao prefeito alguns anseios da juventude, dentre eles, a implantação do Conselho Municipal de Juventude projeto de lei aprovado na legislatura passada e que ainda não havia sido colocada em prática. Para que a implantação se realize seria preciso a criação de uma comissão, que iria ser responsável pela articulação e deveria ser nomeada pelo Poder Executivo.
Logo após ouvir todas as solicitações, o prefeito se comprometeu em nomear a comissão assim que recebesse oficialmente os nomes encaminhados pelo Fórum de Juventude e também nomearia três nomes que representarão o Poder Executivo, ficando assim acordado entre o Fórum de Juventude e o Poder Publico.
A juventude mostrou mais uma vez que quando reivindica seus direitos de forma organizada conquistas seus espaços e mostra maturidade ao diálogar de forma igualitária com qualquer que seja o poder em qualquer ocasião.

Escolhe cedo um ideal que possa perdurar por toda vida.