domingo, 20 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Juntos seremos fortes...
A III Oficina de Elaboração de Projetos aconteceu e foi um momento de aprendizagem, diversão e compromisso. Durante a atividade, os jovens puderam relembrar, suas primeiras intenções ao participarem da formação: "enxergamos os problemas, mas é muito bom e prazeroso ver o que temos perto de nós, na nossa comunidade. Hoje trazemos um pouco de saudade, pois enquanto grupo temos que pensar no melhor para todos" (Jardilene, do grupo Plantando para Colher). Segundo Jany Mary Alencar (facilitadora), a representação da comunidade foi importante para perceberem o compromisso coletivo de juntos, nos apoiando, chegaremos a construir/formatar um projeto para tentar buscar soluções. Isso requer muito trabalho e dedicação, mas também é compensador.
Agora é pôr em prática as idéias e construções iniciadas nos três módulos da oficina. Em Sapé já tem um projeto sendo construido graças a formação sobre elaboração de projetos, que é o do festival de juventude que foi elaborado pelos os jovens Enio Joab, 27 anos e José Ricardo, 19 anos, em parceria com a coordenação do fórum de juventude. Os jovens João Batista, 27 anos, Alexsandra, 19 anos e Rafael, 18 anos, formados na segunda etapa da oficina sentem-se prontos para elaborar novos projetos.
Enfim mãos a obras.
Uma Homenagem a luta dos negros pela liberdade
Apesar de você...
... como diria o Chico dos anos de chumbo,
a Caminhada da Consciência Negra aconteceu!
Não veio você, não veio ela, não veio ninguém de vocês, do povo lá de cima, mas do povo cá de baixo veio quase todo mundo e
a Caminhada da Consciência Negra aconteceu!
Nossos Animadores e Animadoras Culturais... os Grupos Culturais de Capoeira, de Percussão e de Dança, no esplendor do Maracatu... nossos Coordenadores e Coordenadoras, nossa Gerente, com toda a garra, com todo o brilho, se mobilizaram, se organizaram e
a Caminhada Consciência Negra aconteceu!
E vieram estudantes de várias escolas de todas as RPAs, com suas Professoras e Professores, com suas Dirigentes, caminhar com a gente; e o povo, nas ruas, nos admirava e aplaudia, e houve até quem pedisse aos Animadores a camisa preta da Animação Cultural (“Eu quero uma camisa dessa!”), porque gostou do que viu, que
a Caminhada da Consciência Negra aconteceu!
E foi coisa da gente, com Genivaldo fazendo ecoar o nosso grito pelas avenidas e pelas pontes, e do GETERÊ, com o encanto do Afoxé Omo-Milê-de-Ogunjá... coisa de gente que gosta de gente, coisa de Negro que sente o orgulho da raça... e a Imprensa nos deu plena cobertura, do JC à Folha, passando pela Bandeirante até a Globo, pois
a Caminhada da Consciência Negra aconteceu
“e virou manchete”!
Depois de tudo, é possível que você tenha se arrependido de não ter vindo, de não ter visto, e queira até tirar uma lasquinha, porque, sem qualquer incidente lamentável, pelo contrário, com muita coisa boa e bonita, muita cor e muito som, muito batuque e balanço,
a Caminhada da Consciência Negra aconteceu!
E você gostaria, quem sabe, de que o povo achasse que você fez alguma coisa para que tudo isso acontecesse e não soubesse que
a Caminhada da Consciência Negra das Escolas da Rede Municipal aconteceu “apesar de você”.
Reginaldo Veloso, assessor da GAC/nov/09
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
21º Romaria da Terra
Num clima de muita alegria foi realizada em Sapé a XXI Romaria da Terra, cujo tema foi queremos terra sem concentração e a organização foi da Comissão Pastoral da Terra (CPT) , que contou como principal parceiro o Fórum de Juventude, que mais uma vez firme e forte fez-se presente na caminhada.
O percurso de cerca de 14 km, do Assentamento Boa Vista até o Assentamento Padre Gino.
Segundo os "participantes de primeira viajem", foi uma experiência ótima, poder caminhar ao som de músicas da nossa cultura, ao lado dos amigos e acima de tudo, em prol da luta pela desconcentração de terra e por uma reforma agrária justa para os que necessitam da terra para sobreviver.
Em umas das paradas para descanso, podemos ouvir uma figura ilustríssima da nossa cidade e da história da Paraíba, a senhora Elizabeth Teixeira, viúva do saudoso João Pedro Teixeira, homem forte da nossa gente que lutou até a morte por dignidade e justiça na divisão de terras, principal líder das Ligas Camponesas. Ela (Elizabeth), que lutou por muito tempo ao lado do seu marido, contou um pouco de tudo o que sofreu nesta época e de como marcou a vida dela esse período.
Enfim, uma caminhada rica, mostrando que é possível mudar a situação do nosso pais, basta ter confiança, e acreditar que um sonho é possível e que devemos correr atraz.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
RAIO X DA CASA DA JUVENTUDE
No ultimo dia 22 de novembro estiveram reunidos, na Casa da Juventude de Sapé, a coordenação da casa e o Secretário de Ação e Assistência Social do município, senhor Edson de Figueiredo. Nesse momento foi discutido como poderia se dar um processo de apoio financeiro para manutenção da Casa pela Prefeitura.
Segundo EDSON é necessário que seja articulado, o quanto antes, as avaliações sobre a LEI ORÇAMENTARIA ANUAL (LOA 2010) do município que garante o orçamento para o exercicio financeiro do ano que vem, pra que assim possa ser acrescentado, de maneira legal, as despesas da Casa da Juventude no Orçamento Publico.
A discussão também foi direcionada a uma outra bandeira de luta fundamental que a juventude sapeense defende: a criação do Conselho Municipal de Juventude. Esse conselho teria como principal função discussão e fiscalização de ações e recursos direcionados as juventude, de modo que pudessem atender da melhor forma possivel as necessidades das juventudes no Município.
O projeto de criação do Conselho foi apresentado pelo ex vereador Garibalde Pessoa, em março de 2008, e aprovado pelos vereadores da gestão da época, porém precisou ser emendado para suprir as necessidades atuais da juventude. Agora a proposta está em meio aos seus últimos passos para a reapresentação e, enfim, aprovação e sancionamento pelo poder executivo - o prefeito do Município.
Enquanto isso a Casa da Juventude vive a dificil expectativa, se poderá contar com o reconhecimento e apoio do municipio para garantir a continuidade deste importante projeto. Enquanto isso os jovens continuam se mobilizanado e com o apoio do ATORES garantindo a continuidade e os avanços da casa, mas preocupados em sensibilzar os poderes públicos e a sociedade para a importância dessa ação jovem para nossa cidade com tantos problemas.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
JOVENS DISCUTEM MEIO AMBIENTE EM AÇÃO EDUCATIVA EM GUARABIRA
ATORES – é uma articulação formada por cinco instituições que se uniram para trabalhar com as juventudes, tendo como foco o desenvolvimento local, em sete municípios paraibanos. Desde 2004 essas instituições vêm compartilhando uma experiência de gerenciamento conjunto de uma série de ações envolvendo sete grupos de jovens em sete municípios onde vivem e atuam esses jovens organizados e suas comunidades.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
1º Encontro do Fórum de Juventude de Sapé
Um sucesso total, foi o 1º Encontro do Fórum de Juventude que foi realizado neste domingo dia 04 de Outubro no Lot. Bela Vista, com a participação de cerca de 80 jovens das zona rural e urbana, onde discutiram a importância de estar se organizado e correndo em busca do fortalecimento dos movimentos sociais de juventude, momento este trabalhado por Luciano, (2º foto) como surgiu o fórum de juventude e como ele esta se relacionando a outros fóruns através da rede de fórum, ligação esta explicado por Isaac (3ª foto no canto, da esquerda pra direita), do Fórum de Pilões, Márcia, do fórum de Guarabira (no centro da foto) e Joel também de Pilões (a direita).
A tarde foi a hora das apresentações culturais, onde os grupo dos fóruns fizeram belíssimas apresentações dos grupos de dança Nova Geração, Afro Juventude (percussão) e Axé Capoeira.
Enfim cumprimos a nossa missão realizamos o encontro unindo jovens diversos a uma outra realidade de comunidade.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Por uma UBES combatente
No dia 04 de setembro de 2009, o Teatro Odylo Costa, filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abriu as portas para receber o 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho de Estudantes Secundaristas. No seminário, que aconteceu até o dia 6, os estudantes tiveram a oportunidade de debater sobre o futuro do Ensino Médio. Cerca de 700 jovens representantes de 15 países participaram do evento, que incluiu ainda atividades culturais e de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, com apresentações musicais, coleta seletiva de lixo e aproveitamento da água.
Promovido pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), em parceria com o governo estadual, o encontro aconteceu simultaneamente com o 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). O evento debateu a reforma da grade curricular através da atualização dos métodos de ensino e aprendizagem.
O jovem Rafael Soares, (18 anos) foi representando o fórum de Juventude, segundo ele o evento foi uma fonte de apredizagem e agora ele se sente motivado a reorganizar o movimento estudantil em sua cidade isso com o apoio total do fórum e dos estudantes em geral.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Em busca de formação
Um exemplo disso que acabei de falar foi o I Encontro da Rede de Fóruns de Juventude que foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto em Guarabira – PB, no qual participaram cerca de 35 jovens de 6 cidades da Paraíba.
Talvez falando assim pode não parecer tão interessante, porém se você continuar lendo vai ver que temos razão. Agora sem “arrodeios”! O encontro foi dividido em dois momentos, o primeiro momento, no sábado, foi passada uma oficina no qual tivemos como facilitador o Amigo Luciano (1º foto), ex-educador do Projeto Beira da Linha, sediado na Comunidade Auto do Matheus, João Pessoa – PB, o qual falou da importância de ser formado, se formar, o que é formar, isso se tratando de como organizar grupos.
O segundo momento, domingo, foi um “papo legal” com a coordenação do Projeto ATORES, representada na ocasião por Luciel, (2º foto), coordenador do SEDUP de Guarabira e um dos coordenadores do Projeto ATORES, onde o mesmo apresentou as novidades que o projeto esta oferecendo para o melhor desempenho de cada fórum.
Pra finalizar a postagem, a ideia principal não é falar do encontro, mas sim do sentimento dos jovens que participaram deste momento, como a jovem Geissi da Silva, 16 anos (3º foto), participante do Fórum de Juventude de Bayeux – PB, segundo ela, o encontro foi ótimo devido à série de informações repassadas. E completou: “vir ao encontro com os jovens de Sapé foi muito legal, pois foi o meu primeiro contato com essa galera. [...] espero que a interação entre os jovens dos fóruns fique cada vez melhor”.
O jovem Adriano Faustino, 21 anos, (4º foto), participante do Fórum de Juventude de Sapé falou que espera conseguir fortalecer o grupo que ele coordena com bases nas informações adquiridas nesta formação.
Enfim são momentos como esse que se bem vivenciados ficam marcados para sempre na mente de quem pode aproveitá-los.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Um pedido de Coração.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Comunicado
- JANE - ARAÇAGI
- WANDERSON - GUARABIRA
- HELDER - BELÉM
- NEÊMIA - PILÕES
- JOSÉ ROBERTO - SAPÉ
Os aprovados estão sendo convocados para comparecerem na sede de projeto ATORES no dia 24/08/09, ás 9:00hs para uma reunião com a coordenação e os educadores do Projeto.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
I Encontro da Rede de Fóruns
Organizando o encontro da Rede
Para garantir a participação de um bom número de jovens, o Fórum de Juventude de Sapé, organizou um transporte para os jovens sapeenses e os jovens bayeenses, isso mesmo os jovens de Sapé fecharam parceria com os jovens do Fórum de Juventude de Bayeux para que todos possam participar do encontro.
É assim que caminhamos construindo ao longo da caminhada bons laços de amizade.
Teatrando em Sapé
Essa oficina contou com a participação de 07 jovens donde 05 deles não têm ligação com grupo algum, e foi facilitado pela jovem Márcia Alves (Foto) do Grupo Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) de Guarabira. Márcia, junto com jovens de outros cinco municípios, vem, desde o ano passado, vivenciando uma experiência de formação em teatro no âmbito do Centro de Comunicação e Artes do Projeto ATORES.
Para a realização desta oficina contamos com apoio da secretaria de Promoção Social que doou a comida da Galera.
A realização dessas oficinas tem o objetivo de despertar nos jovens um sentimento de liderança ao mesmo tempo trabalhar o convívio em grupo além de proporcionar oportunidades que só no teatro encontramos. E é com esta expectativa que daremos continuidade a essas formações. Será dia 29 e 30 de agosto o terceiro módulo da oficina de teatro.
Para saber mais mande sua mensagem para o email: forumdejuventudesape@hotmail.com e faça a sua pergunta!
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Campanha Uma Ação para Crianças
terça-feira, 28 de julho de 2009
Uma oportunidade de mudança
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Nasce o Afro-Juventude
Fizeram uma pequena leitura da história da percussão, e discutiram o tema amizade, o que é ser amigo? Por fim foi colocado em discussão o nome do grupo o qual foi escolhido por todos os participantes do mesmo. As aulas erão as terças e quintas, manhã e tarde.
Se vc quizer saber mais sobre as aulas do Grupo Afro - Juventude envie um email para o o seguinte endereço: forumdejuventudesape@hotmail.com, ainda ha vagas para quem deseja ingressar nas aulas.
II concurso Regional de Quadrilha
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Olha o som do batuque
sábado, 18 de julho de 2009
Articulação politica
São esperados para esta reunião, tres representantes do poder publico que comporão a comissão provisória do conselho, e a presença de Erasmo educador do projeto ATORES, e do ex-vereador e elaborado do projeto Garibalde Pessoa.
O Conselho Municipal de Juventude é um importante instrumento para garatir o envio de verba necessarias para a realização da politica publica para a juventude.
Quer saber mais sobre conselho municipal, faça sua pergunta, mande um email para forumdejuventudesape@hotmail.com
Chega em Sapé o projeto RONDON
quinta-feira, 16 de julho de 2009
A rede não para
Estiveram presentes na ocasião, Jefferson e Marcos, representando o fórum de juventude de Bayeux, Wanderson, representando o fórum de juventude de Guarabira, Isaac, representando o fórum de juventude de Pilões, Rafael, representando o fórum de Sapé e Alane, Joel e Márcia representando o GT de Fóruns.
O objetivo principal desta reunião foi à preparação do encontro de formação e organização de grupos, mas foram discutidas também as dificuldades enfrentadas pelos fóruns, a situação da comissão articulada em Belém para a criação do Fórum da mesma e o acompanhamento e fortalecimento do Fórum de Guarabira pela comissão da rede de fóruns. Com base no que foi discutido foi encaminhado as seguintes decisões:
O encontro de formação cujo tema é organização de grupos será realizado nos dias 15 e 16 de agosto na cidade de Guarabira, terão 5 vagas para cada fórum de juventude, 4 vagas para o GT de Fórum e 5 vagas para o Projeto ATORES.
Reunião com a comissão de articulação do Fórum de Belém no próximo dia 18, ás 18 horas.
Foi criado um e-mail para facilitar a comunicação entre a rede e para que a organização responda a eventuais duvida, o e-mail é rededeforuns@hotmail.com.
A elaboração de um questionário para conhecer melhor os fóruns do território do ATORES.
Por fim ficou a impressão de uma reunião proveitosa e de encaminhamentos favoráveis, vamos por a mão na massa.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Futebol Animado
Da representação paraibana a oficina reuniu jovens de Bayeux, João Pessoa, Araçagi, Guarabira e Sapé.
Ao final ficou encaminhado que os jovens irão escolher um membro de cada grupo para participar da próxima etapa que deverá acontecer no estado do Maranhão.
Então... Boa Sorte para esta galera.
sábado, 20 de junho de 2009
Na onda da Rede
terça-feira, 2 de junho de 2009
Desabafo da Juventude Brasileira
Vamos falar de Movimento Estudantil: É importante relembrar o valor que o movimento estudantil teve durante a ditadura militar em nosso pais, hoje as unidades de ensino não apresentam mais aos alunos a sua própria história de luta, pela volta da liberdade de expressão e o fim da ditadura, a qual ninguém tinha conhecimento, é mais não importa mais isso é passado, vamos então para o presente o agora, hoje a luta é pelo fim da alienação imposta por um sistema opressor que é repassado para os alunos de forma automática, para que eles sejam os reprodutores desta alienação, pela melhoria na qualidade de ensino, de trabalho.
Agora nossa realidade, fórum de juventude de sapé, Casa da Juventude; Até hoje enfrentamos grandes preconceitos de pessoas que não tem nem se quer a coragem de ir lá e dar um bom dia, saber como é o trabalho, se pode ajudar e como pode ajudar, preferem julgar, o grupo de HIP-HOP então, vagabundos, maconheiros, drogados, essa é a nossa realidade.
Porém, sei a resposta para tudo isso, a juventude não se cala diante das injustiças, ela denuncia, faz zoada e enquanto não resolve, ela esta no pé, e a elite dominante se defende colocando na mídia que somos os errados na história, nunca se ouvi: Policia entra em conflitos contra estudantes que reivindicavam o direito a meia passagem. Mas sim. Manifestantes entram em conflito com a policia, que reagiu dando tiros com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Os policiais estão sempre mantendo a ordem.
A mídia é a principal arma de alienação de sociedade pouco instruída, mais aqui estamos nós jovens organizados, para conquistar espaço na mídia e mostrar que a juventude não é isso que todos pensam, e sim, revolucionários em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.